segunda-feira, 29 de abril de 2013

Superando o preconceito do formato EaD: Seria a Informática Educativa no Ensino Regular a ferramenta de mudança?



Para inaugurar o blog, nada mais justo do que apresentar um excelente trabalho que vem acontecendo na Escola Municipal Prof. Zélio Jotha, onde atuo em Cabo Frio. Esse trabalho é realizado pelas Multiplicadoras Tecnológicas da minha escola, com toda competência e carinho.

 


A Informática Educativa vem ganhando cada vez mais relevância no cenário educacional. Na verdade, a Informática Educativa tem sido um excelente instrumento de aprendizagem e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Percebo isso claramente no trabalho desenvolvido em minha escola, uma vez que é notório o desenvolvimento dos alunos nesse ambiente diferenciado de aprendizagem.

Não podemos negar que a educação vem passando por mudanças estruturais por conta da inserção da tecnologia na prática educativa. Penso que esse é o primeiro passo na preparação dos alunos frente a utilização dos diversos Ambientes Virtuais a favor da sua formação, uma vez que nos dias atuais, essa formação necessita acompanhar os avanços da nossa sociedade, entre eles, o avanço tecnológico.

Diante das questões expostas, não me canso de indagar: "Seria a informática educativa uma grande aliada na formação dos futuros alunos dos cursos EaD? Será que a Informática Educativa no Ensino Regular é capaz de auxiliar na desconstrução da visão equivocada de que os cursos em formato EaD não capacitam realmente o aluno? Bom, vou confessar a vocês que eu acredito muito no papel da Informática Educativa frente à essas questões...Acredito que ela é capaz de desmistificar a visão equivocada da relação educação versus computador...Será que o caminho é esse?

quinta-feira, 25 de abril de 2013

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas e exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani